Na noite de terça (30), o ator e comediante Jim Carrey – conhecido por seus personagens divertidos e engraçados em O Máscara, Ace Ventura e Todo Poderoso — postou algumas mensagens em sua conta no Twitter para expressar sua opinião sobre uma lei californiana que “obriga” a vacinação da população. Ninguém pode se isentar por motivos pessoais ou religiosos, por exemplo.
Carrey, que tem mais de 14 milhões de seguidores, faz parte de um grupo que afirma que vacinas possuem “neurotoxinas” que causam autismo em crianças. Ele chamou o governador californiano de um “fascista corporativo” por sancionar a proposta (o mito conectando vacinas ao autismo já foi derrubado e elas são seguras para a maioria de pessoas que irá tomá-las).
Até aí, tudo bem — afinal, ele tem o direito de expressar suas crenças nas redes sociais, por mais absurdas que elas sejam –, mas a polêmica continuou na quarta (1º): ele tuítou uma série de fotos que mostram crianças em situações estressantes. Uma delas exibia um jovenzinho chorando, com os braços atrás da cabeça, com a seguinte mensagem: “Vacinas livres de toxinas, um pedido razoável“. Confira a imagem:
A criança da foto é Alex Echols of Eugene, um menino de 14 anos de Oregon, Estados Unidos. E a família dele está bem irritada com os tuítes enviados pelo comediante: “Jim Carrey tem uma enorme audiência, muitos seguidores, e eles está deturpando a imagem do meu filho ao relacioná-la com um ataque antivacinas“, contou Karen Echols ao Buzzfeed.
Alex nasceu com uma síndrome genética rara chamada esclerose tuberosa (TSC), que provoca o crescimento de tumores benignos em todos seu corpo, incluindo seu cérebro. Muitas crianças vítimas dessa doença são autistas, assim como Alex.
A foto do Alex foi removida do tuíte de Carrey na quarta à noite, após Karen mandar uma reclamação de direitos autorais ao Twitter (antes de fazer isso, a mãe escreveu um tuíte ao próprio Carrey pedindo para que ele removesse a foto da rede social). A família descobriu a publicação quando o cunhado da mãe publicou o link do tuíte em sua timeline no Facebook. Sua irmã também está chateada da foto usada fora de contexto: “Parecia que eles estava tirando um sarro (do garoto), e isso me deixou tão chateada“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário